Busca de Produtos



PRODUTOS
Vortex Livre e Forçado
Cód. FM-1849-11
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Com esse sistema é possível abordar diversos tópicos referente a ensaios de Vortex Livre e Forçado. Além dessas vantagens, temos em vista que o dispositivo é muito fácil de se utilizar, garantindo assim uma melhor segurança para os instrutores e professores na hora de suas explicações. O lay-out do kit é planejado para se obter um fácil manuseio de seus recursos. É fornecido também documentações técnicas completa de utilização do VIVACITY DIDACTIC com manuais técnicos das bancadas para operação e configuração ou parametrização do conjunto; roteiros de experimentação com informações teóricas e atividades práticas dos experimentos em mídia e impresso na língua portuguesa. Garantia e suporte técnico para solucionar todas dúvidas referente ao dispositivo e suas diversas formas de aplicação.
Mais Detalhes do Produto
Descrição
 
O aparelho de Vortex Livre e Forçado foi projetado para que os alunos experimentem produzir e medir vórtices livres e forçados. Consiste em um cilindro de acrílico claro onde o vortex livre é gerado pela água que descarrega através de um orifício permutável na base do cilindro. O perfil resultante é então medido utilizando uma escala combinada de calibre e profundidade. O vórtice forçado é induzido por uma pá rodada por jatos de água na base do cilindro.
 
O perfil do vórtice forçado é então determinado usando uma série de medidores de profundidade. A velocidade em qualquer ponto nos vórtices livres ou forçados pode ser medida usando o tubo pitot fornecido.
 
O aparelho é projetado para ser posicionado nos canais laterais e superior de bancada hidráulica. O aparelho consiste num recipiente cilíndrico com dois pares de tubos de entrada diametralmente opostos. O transbordador assegura um nível constante no tanque durante as experiências. Uma vez que a saída está posicionada centralmente na base do recipiente, um conjunto de orifícios empurra vários diâmetros.
 
Os tubos de entrada de 12.5mm de diâmetro, que são angulados a 15°, conferem um movimento de turbilhão ao líquido que entra no recipiente e são usados como tubos de entrada para a experiência de vórtice livre.
 
O vórtice forçado é criado usando os tubos de entrada com 9mm de diâmetro que são angulados em 60°. A entrada destes tubos atinge uma pá que atua como um agitador de fluxo. A pá roda sobre uma viga montada em um Estrangulador inserido no orifício central.
 
Uma ponte que incorpora agulhas de medição é usada para determinar o perfil do vórtice forçado. A agulha pode ser deslocada ao longo dos eixos X e Y em uma escala pré-calibrada, de modo que uma posição virtualmente infinita do vórtice pode ser desenhada em vez das medidas de ponto fixo.
 
O perfil de velocidade podem ser visualizado pela inserção do tubo de pitot na ponte de medição.
 
Experiências
  • Experiência para traçar a forma de um vórtice livre por medição de coordenadas de perfil da superfície e, portanto, confirmar que o produto v*r será constante, ao qual, v é a velocidade e r é o raio do vórtice.
  • Experiência para traçar os perfis da superfície de vários vórtices forçados formados em diferentes condições de velocidade
h = (w² * p²) / (2*g)
  • Verificação da fórmula para vórtices forçados ao qual h é a altura da superfície da água acima do ponto de referência, w é a velocidade angular do vórtice e r é o raio do vórtice
Especificações
 
Diâmetro: 300mm
Altura do transbordador: 300mm
Diâmetro do Orifício: 8mm, 16mm, 24mm
Distância de Vórtice Forçado
 
Medidor
Reservatório Central: Livre ajustável de 0 ~ 125mm do centro do orifício e 0 ~ 250mm da parte inferior do tanque
Comprimento do tubo de Pitot: 250mm
Posição: livremente ajustável de 0 ~ 125mm do centro do orifício e 0 ~ 250mm da parte inferior do tanque
 
Requisitos
 
Abastecimento de água com a Bancada Hidráulica